JUSTIFICATIVA:
O convívio social
precisa ter sua base na família e ter sua continuidade na escola, a gentileza é
algo que vem se perdendo no decorrer do dia a dia corrido das pessoas da nossa
sociedade atualmente e isso está se estendendo às crianças em sala de aula,
tornando-se comum a não prática da gentileza em nosso cotidiano escolar.
Visando a amenização de tal problemática encontrada em sala de aula, este
projeto visa o desenvolvimento de ações que demonstrem a gentileza ao próximo,
tais como: a prática do desenvolvimento de afeto ao próximo, de escutar o outro
com carinho e atenção, de dizer palavras que façam bem ao outro e praticar
atitudes que tragam amorosidade.
A gentileza deve ser
praticada em todos os espaços, e esta deve ser uma aprendizagem que precisa ser
ensinada não somente no ambiente familiar, mas principalmente no ambiente
escolar, pois a educação abrange o desenvolvimento afetivo-social também. É
necessário que a gentileza seja praticada em todas as situações do nosso
cotidiano, quer seja na rua, em casa, na escola, em um clube, etc., em todos
esses lugares é possível aprender as relações de respeito e atenção com o
outro, gerando vínculos saudáveis. Tal ação sendo desenvolvida na escola
estender-se-á por toda a sociedade atingindo todos os grupos sociais
existentes.
OBJETIVOS

Aprender 20 formas de
praticar a gentileza na sala de aula, entendendo que essa prática precisa ir
além da sala de aula e da escola.

·
Praticar a gentileza na sala de aula e
estendê-la para além da sala e da escola.
·
Aprender a desenvolver competências
gentis através das atividades realizadas no decorrer do projeto.
·
Refletir na gentileza como uma prática
que beneficia não só o próximo, mas a si mesmo.
·
Compreender que as ações de ouvir, doar,
agradecer, pedir, receber, perdoar, tocar, cumprimentar e alegrar estão ligadas
a prática da gentileza em relação ao nosso próximo.
CONTEÚDOS
·
Conceituais: Conhecer a origem da
gentileza e perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz
sermos pessoas melhores, aprendendo 20 formas de praticá-la em nosso dia a dia.
·
Procedimentais:
Confecção
de murais, colagens, confecção de cartazes sobre o tema gentileza em sala de
aula, confeccionar quadrinhos do bem, arrumar a sala de aula, exercitar os
cumprimentos do dia a dia etc.
·
Atitudinais: Participação nas
atividades propostas; respeito ao próximo e aos mais velhos, adquirir o ato das
boas ações de forma espontânea e rotineira, homenagear o próximo, ajudar o
próximo, dividir o alimento, respeitar a família, desenvolver o hábito de
elogiar, aprender a ouvir e praticar a solidariedade.
ABRANGÊNCIAS
- Língua
Portuguesa, Matemática e Ensino Religioso.
METODOLOGIA
Levando-se
em conta o grande interesse que as crianças nesta faixa etária apresentam por desenvolver
sua criatividade e produzir matérias interessantes e que sejam do seu interesse,
optamos por despertar e sensibilizar os alunos à prática da Gentileza em sala
de aula através de atividades em grupo, individuais e em duplas para que haja
uma socialização conjunta do conceito a ser desenvolvido sobre a Gentileza.
A
realização e aplicação do projeto decorrerá da práticas das atividade proposta
no mesmo sempre ao som de músicas infantis que ressaltem práticas da gentileza,
seguindo a sequência da realização de cada atividade, onde os alunos verão não
somente a teoria da Gentileza, mas também a prática, pois serão levados a
praticá-la com o seu
coleguinha em
sala de aula, por meio das atividades que serão em grupo, em duplas ou
individuais, porém as individuais terão seu foco em alguém especial podendo ser
da escola, da família ou alguém que os alunos admirem, no entanto nunca tiveram
a oportunidade de se aproximar, e esta será uma grande oportunidade.
Depois
de todas as atividades realizadas em sala de aula, encerraremos o nosso projeto
com a atividade salada de frutas entre amigos, onde faremos um piquenique ao ar
livre no ambiente da escola dando a oportunidade de mais um momento
descontraído e de socialização entre os alunos, neste momento os alunos serão
estimulados a compartilhar sobre qual a atividade que ele (ela) mais gostou de
realizar durante o projeto e o que ele (ela) pode aprender sobre a gentileza em
sala de aula.
ATIVIDADES
PREVISTAS
1.
Pesquisando
Gentileza: Por meio de vários questionamentos, o educador
estimula os educandos a pensar sobre a gentileza. Pode-se perguntar a eles
sobre qual o significado de “gentileza” em uma palavra; quais são as atitudes
gentis; o que é ser gentil com o outro; como fazer para ser gentil, e eles se
consideram pessoas gentis, etc. depois desse diálogo, o educador explica-lhes
que eles, agora, irão ser pesquisadores sobre a gentileza. Para isso, eles
receberão um cartão com a seguinte pergunta: “O que é gentileza?” e deverão
levá-lo para casa. No caminho, em casa, na rua, com os familiares e amigos eles
irão fazer essa pergunta às pessoas e ouvir as respostas. No outro dia, o
educador conduz uma conversa sobre o que os educandos conseguiram aprender por
meio das respostas das pessoas pesquisadas.
2.
Hora
de Cumprimentar: Seguindo a orientação do educador, cada
educando, em sua vez, levanta e diz bom dia para a turma. Todos respondem à
saudação, olhando para quem falou: “Bom-dia, (nome do educando)”. Outro
educando faz o mesmo procedimento até toda a turma ter sido envolvida. Depois,
o educador pergunta aos alunos o que eles sentiram ao ouvir seu nome durante a
saudação coletiva e por que é importante falar “bom-dia” e cumprimentar sempre
os colegas.
3.
Arrumando
a sala: Os educandos são convidados a viver um desafio.
Eles terão que tirar todos os objetos da sala (exceto os materiais muito
pesados) e coloca-los fora da sala. Haverá regras principais: sempre terão de
ajudar alguém e não poderão ficar sozinhos. Isto vale mesmo para os objetos que
são leves. Depois que estiver tudo lá fora, o educador fará um círculo dentro
da sala e perguntará aos educandos como foi realizar essa tarefa, quais
problemas aconteceram e o que pode ser feito para melhorar. Agora, ele convida
a todos para arrumarem a sala como estava antes. As mesmas regras devem ser
mantidas. Ao final, o educador avalia os educandos novamente, com
questionamentos, e fecha a atividade, anotando no quadro as palavras
importantes que foram utilizadas no momento em que eles trabalharam juntos.
4.
Mais
agradecer e Mais gostar: O educador prepara um envelope para
cada educando, contendo o nome de um colega, em letras grandes, e um bombom.
Entrega um envelope a eles e explica-lhes que, quando o abrirem, terão de ler o
nome do educando (com a ajuda do educador), pegar algo que tem dentro e
entregar para o educando cujo nome foi lido. É importante dizer a seguinte
frase na hora da entrega: “Eu gosto muito de você, (nome do educando)”. O outro
educando que recebe terá de falar: “Obrigado (a)”. Por fim, o primeiro educando
responde: “De nada” e os dois se abraçam. O educando que recebeu o presente
vai, agora, abrir o seu envelope, faz o mesmo procedimento com o outro e assim
sucessivamente até terminar os participantes. É importante dialogar depois
sobre o que mais se aprendeu nesta atividade, em uma conversa simples. Para
terminar, o educador pede para que cada um faça um desenho em uma folha A4, que
será um presente para alguém que vive com ele em casa. O educando terá de
entregar o desenho e falar para as pessoas escolhidas: “Eu gosto muito de você,
(nome da Pessoa)”. No outro dia, o educador deve perguntar como foi a entrega
em casa para proporcionar alguma reflexão sobre o assunto.
6.
O
doente e o ajudante: Divide-se a turma em duplas. Um
educando da dupla será o número 1 e o outro, o número 2. O educador explica que
o número 1 será o doente, e o número 2, a pessoa que vai ajudar o doente.
Explica-lhes que, quando o sinal for dado eles irão se encontrar. O número 1
vai fazer de conta que está algo doendo e o número 2 vai se preocupar com ele e
ajudá-lo, levando-o para o hospital. O educador separa um lugar na sala onde
pode ser considerado o hospital. Ao chegar ao hospital, os educandos invertem
os papéis, repetindo a atividade até que a turma toda participe. Ao final da
atividade, dialogam sobre a importância de ajudar o próximo gerando
questionamentos sobre o que cada um já ajudou e como foi.
7.
Jogos
dos toques: Esta atividade é uma brincadeira com
música. Com a turma em pé, o educador explica-lhes que ele vai colocar uma
música e que os educandos terão de andar enquanto ela estiver tocando. Quando a
música parar, eles terão de fazer algo que foi pedido pelo educador. A primeira
tarefa é segurar nas duas mãos de um colega. Fazem isso duas vezes. Mudam para
abraçar um colega de frente e repetem os movimentos. Depois, abraçam o colega
de lado e, por fim, pega na mão dele, andam pela sala e repetem os gestos. Os
educandos sentam-se e o educador questiona-os sobre o que foi difícil e o que
foi fácil realizar e porque é importante aprender a tocar o próximo e viver com
ele.
8.
Painel
Coletivo: Esta atividade é uma construção de um grande painel
coletivo. O educador estende no chão um papel grande e explica à turma que cada
um vai construir o painel com tintas e pincéis, seguindo a imaginação livre.
Haverá quatro regras: escolher um lugar e começa a fazer o seu desenho;
respeitar sempre o colega; e quem atrapalhar a atividade irá ser convidado e,
apenas observar. O educador explica quais sãos materiais e as quantidades
mínimas que cada um poderá pegar e deixá-los livres para a confecção. Esta
atividade pode ser realizada com outros de tipos de materiais como cola papel,
tesoura com ponta arredondada, elementos de reciclagem etc.; para serem usados
pelos educandos da forma com quiserem no painel. É importante não interromper a
atividade, pois tudo que vai acontecer mesmo parecendo caótico será um
aprendizado, e o educador deve ficar atento à atividade anotando tudo. Ao final
todos vão apreciar o que fizeram e deixar o trabalho exposto no ambiente
educativo. Os educandos podem fazer uma reflexão sobre o que aconteceu de bom e
de ruim, o que os deixou felizes ou tristes e podem argumentar sobre o que
aprenderam com essa experiência.
9.
Cantinho
da Família: Um dia antes da atividade, o educador
solicita a cada um da turma que traga para a aula do dia seguinte duas fotos da
família, algum objeto pequeno de casa e outro objeto pessoal. No dia da atividade, o educador pede
para que cada um desenhe em um papel A4 uma imagem de sua casa e das pessoas
que vivem dentro dela. Depois, explica-lhes que cada educando vai montar em
cima de sua mesa um “cantinho da família” expondo as fotos e os objetos que
trouxeram junto ao desenho, em uma arrumação do jeito que cada um queira dar.
Os educando, à frente da sala, observa as arrumações. O educador esclarece que
todos, agora, vão participar de uma visita a um local de exposição e que irão
se deslocar para perto das cadeira e mesas, um de cada vez. Ao chegar ao local,
o educando que fez o cantinho explica aos demais tudo que está exposto, podendo
contar alguma história dos objetos. Todos estão livres para fazer alguma
pergunta depois que o educando-expositor falar. Ao final, recolhe-se os materiais
e pergunta-se ao educandos o que eles se sentiram realizados nesta atividade,
qual a importância de viver em família, de que eles mais gostam na família e
por quê.
10. Círculo
do Elogiar: Toda a turma será dividida em grupo de
quatro ou cinco educandos. Pede-se para que eles fiquem de mãos dadas em
círculo e se enumerem de 1 a 4 (ou 5). Explica-se que cada um vai ter que ir ao
centro do círculo ao sinal do educador e os outros vão elogiá-lo, falando bem
da roupa, do seu jeito, das coisas boas que eles fazem, etc. cada um deve
elogiar o outro com calma. O educando vai dizendo os números que deve ir ao
meio dando os sinais de início e fim. Quando todos terminarem é importante
refletir sobre a necessidade de falar bem do outro de ver coisas boas. O educador
deve questionar se eles fazem isso no cotidiano. Para finalizar, o educador
orienta-os a escolher um pessoa que viva na casa deles. A seguir, deve
elogiá-la e, no dia seguinte contar para a turma como foi a experiência.
11. Entrega
de flor: O educador vai levar para sala várias flores, que
serão dadas uma a cada educando. A seguir, explica-lhes que eles irão doar essa
flor a uma pessoa, mas o educador só falará quem é depois que os educandos
fizerem um cartão muito bonito. Dessa forma, são disponibilizado os matérias
para eles construírem um cartão com papel A4, quando todos terminarem, o
educador explica-lhes que eles levarão a flor e o cartão para casa e deverão
entrega-los a uma pessoa completamente desconhecida. Pode ser alguém na rua, na
vizinhança, etc. Na hora de entregar terão de falar: “Este presente é pra você.
Seja muito feliz”. O educador deve deixar bem claro qual foi o acordo firmado e
o que eles deverão cumprir no outro dia, todos conversam sobre como foi a
entrega, quais foram as reações das pessoas e como eles se sentiram fazendo
isso.
12. Túnel
Festivo: Pede-se à turma para criar um túnel, com educandos
de um lado e do outro no pátio da escola, o educador explica que cada um irá
passar pelo túnel e, nesse momento, todos deverão se transformar em uma grande
torcida para o educando que se encontra no túnel, como se este fosse o campeão
poderão bater palmas, gritar o nome dele, parabenizar, elogiar, sempre com
palavras ou com ações que o façam feliz. A regra é: não pode tocar no educando
que está passando. Solicita-se a cada educando que, em sua vez passe bem
devagar pelo meio do túnel, sem desistir e, apenas, ouvindo os colegas. O
educador segue chamando cada um, até todos terminarem a passagem. Ao final, o
educador questiona-os sobre qual a sensação de passar no meio, de ouvir seu
nome, etc.; e quais as dificuldades e as conquistas do grupo em fazer esta
atividade. É importante destacar a valorização do outro com suas diferenças e
particularidades.
13. Montanha
coletiva: Cada educando receberá uma um cubo na forma
planificada feito de cartolina, em cada parte do cubo os educando terão que
desenhar algo que represente uma ação de gentileza, ao término dos desenhos, os
mesmos irão colorir seu desenho realizado. Após todos terem concluído seus
desenhos, os alunos serão incentivados a montarem seu cubo colocando-os na
forma sólida, em seguida os alunos montarão a frente da turma uma montanha com
os cubinhos representando diversas ações da gentileza, a montanha coletiva
dessas ações ficará exposta na sala de aula até o término e conclusão do
projeto.
14. Cartazes
da Gentileza: Nesta atividade os educandos irão
trabalhar com a confecção de cartazes. A ideia é que seja produzida 8 cartazes
com cartolinas, cada uma com as seguintes frases: Por favor, Desculpe-me; Muito
obrigado(a); Bom Dia; Boa Tarde; Boa Noite; Com sua licença e Eu Te Amo. Os
cartazes serão confeccionados na sala de aula e, depois, os educandos colocarão
em exposição na sala de aula, além disso, esta atividade deverá ser feita em
duplas e a aprendizagem da mesma sobre a frase deverá ser compartilhada com
todos da turma, explicando aos colegas em que situação essa frases são
utilizadas para praticar a gentileza.
15. Desenho
em duplas: O educador divide a turma em duplas e
explica-lhes que eles farão um desenho conjuntamente. Para isso, são
distribuídos os materiais para o desenho e a regra vai ser um faz e o outro
completa. O educador explica que cada
vez que ele der o sinal, o que está fazendo o desenho para e o outro continua.
É importante ficar muito atento ao que o outro está fazendo e construir algo
que seja sempre uma complementação. O tema é livre e para decidir quem vai
começar será feito um sorteio entre os dois. Inicia-se o trabalho e, em um
intervalo de um minuto o educador vai dando o sinal para trocarem. Passando um
tempo, quando o educando perceber que estão finalizando, ele solicita-lhes que
encerrem o desenho e coloque o nome dos dois na parte debaixo da folha. Cada
dupla mostra e explica seu desenho para o grupo. O educador vai perguntando-lhes
sobre as dificuldades de se trabalhar com o outro, e o que foi mais
interessante, como foi esperar completar e o que eles aprenderam com esta
atividade.
16. Vai
um abraço: Os educandos ganharão dez pequenas fichas e eles
deverão desenhar nelas ou enfeitá-las de qualquer forma, e escrever a frase:
“Vale apena um abraço”. O educador explica que essa ficha vai ser um vale algo
que vai ser trocado com um abraço, ou seja, vai ser entregue para uma pessoa e
esta vai receber um abraço. Quando entregar à pessoa, pede-se para que ela
repasse o vale para outra. Exercita-se isso na sala de aula, com cada um
entregando uma ficha ao outro, após o sinal do educador. Das dez fichas três
eles devem passar na instituição e a outras sete, devem levar para casa e
usá-las com diversas pessoas. No dia seguinte, o educador pergunta a todos como
foi a atividade, a reação das pessoas e
qual a importância e a necessidade de se abraçar o outro.
17. Depoimento
na TV: O educador pergunta se os alunos da turma gostam de
ouvir as pessoas falando que gostam deles e o que mais gostam de ouvir. Então,
os alunos vão lembrando o que os pais, irmãos, avós falam para eles. Com as
respostas dadas, o educador pede a cada um que escolha uma pessoa da família a
qual gostaria de dar um depoimento agradável e amoroso. Ele vai perguntando a
cada um qual foi à escolha e por que. Depois, explica que eles farão esse
depoimento em uma TV e que será transmitido para todas as casas. Após a euforia
o educador explica que vai chamar a equipe de TV. Sai da sala e traz uma TV de
papelão que tem um furo no meio para que eles coloquem o rosto. O educador
explica que cada um vai fazer de conta que está dando um depoimento para as
pessoas escolhidas e terá de ficar dentro da TV e falar. Vai sorteando os
educando e cada um vai para o loca e dá seu depoimento. É importante o educador
valorizar o momento de cada um e a escuta de todos, estimulando-os para que
fale o máximo possível. Após todos terem participado, devem conversar sobre a
experiência de dá um depoimento e como é importante se declarar para uma pessoa
amada. O educador faz um contrato com eles para que, quando voltarem para casa,
escolha um momento e repita esse depoimento para o familiar escolhido.
19. Salada de frutas entre amigos:
Um dia antes dessa atividade deverá ser pedido a cada educando elementos da
receita de uma sala de frutas, tais como: creme de leite, leite condensado,
mamão, laranja, uva etc. Nesta atividade os alunos serão convidados a
praticarem a receita em sala de aula sendo mediada pelo (a) educador (a). Após
a realização da receita de forma coletiva, os educandos serão levados para um
círculo fora da sala de aula (o círculo será feito sobre um toalha estendida
sobre o pátio da escola simulando um pequeno piquenique) para a degustação da
salada de frutas produzida pelos próprios educandos, durante a degustação, os
mesmos terão a oportunidade de conversar um pouco sobre suas experiências e
aprendizagens aprendida por meio da aplicação do projeto sobre a prática da
gentileza em sala de aula.
20. Fotos
da Gentileza: Esta atividade será realizada após dois
dias do término da realização do projeto, pois será necessário a revelação de
algumas fotos dos momentos que foram marcantes durante a realização das
atividades. O educador deverá ter as fotos em mãos para que elas sejam dividas
entre os alunos, cada aluno criará uma legenda para a foto que recebeu,
relembrando os melhores momentos do projeto aplicado. Após a criação das
legendas de todas as fotos entregues aos alunos, educador (a) e educando
construirão um belíssimo mural para a exposição dos melhores momentos do
projeto. Essa atividade despertará nos alunos o espírito de cooperatividade e
satisfação pelas atividades que eles praticaram e as novas aprendizagens que
eles aprenderam para prática de sua vida enquanto aluno, filho, amigo, enquanto
cidadão.
RECURSOS
Recursos Materiais:
- Caixinha
de som;
- Músicas
infantis;
- 17 Cartões
com o questionamento: “O que é gentileza? ;
- 2 folhas de
papel 40 quilos (painel coletivo);
- Tintas
guache;
- Pincéis
hidro cor;
- Fotos da
família;
- Objeto
pessoais que lembrem a família;
- 17 flores;
- 1 pacote de
papel A4;
- 17 Cubos na
forma planificada feitos de cartolina;
- 8
cartolinas;
- 1 caixa de
papelão (para confecção da TV);
- Tesouras;
- 2 Tubos de
cola;
- 10 metros
de barbante ou lã;
- 1 lata de
creme de leite;
- 1 leite
condensado;
- Frutas (mamões, laranjas, uvas, maçãs,
banana etc.;
- 1 toalha grande
(para ser estendida no chão para o piquenique);
- 5 Bastões
de cola quente finos;
- 1 pistola
de cola quente.
Recursos Humanos
- Estudantes;
- Professores;
- Coordenadora
Pedagógica;
- Orientadora
Educacional;
- Coordenadora
de Disciplina:
- Diretor
Escolar;
- Monitores;
- Porteiro;
- Tesoureiro;
- Equipe
dos funcionários de limpeza.
AVALIAÇÃO
A Avaliação será feita
através da observação participativa, bem como os debates em sala de aula sobre as
ações de gentileza praticadas no dia a dia desenvolvidas a partir do projeto. Toda
a avaliação será processual de acordo com o andamento e cumprimento das
atividades propostas no projeto, observando e analisando a produção e
participação dos alunos no andamento da produção dos recursos que serão
utilizados na culminância de cada atividade referente à prática da Gentileza na
sala de aula.
REFERÊNCIAS
Wendell,
Ney.
Praticando a Gentileza em sala de aula. Prazer de ler: Acreditando no futuro de
Brasil. Recife-PE. 2012.
Parabéns, seu projeto é lindo e importante, vou usar. Obrigada!
ResponderExcluirAmei seu projeto. Lindo
ResponderExcluirvai tomaR NO CU
ResponderExcluirMuito lindooo seu projeto usarei..
ResponderExcluirParabéns!!
Ótimo projeto. Utilizarei como base para ações do Programa Saúde na Escola - Tema Promoção à Cultura da Paz.
ResponderExcluirOlá a todos, estou aqui para testemunhar, de como me tornei rica e famosa modelo de sucesso no mundo, venho passando por dificuldades há anos, desde que perdi meus pais, não pude prosseguir com minha carreira devido à solução financeira então, até cinco meses atrás, eu me referia a um amigo que me apresentou à família da maçonaria, a princípio tive medo de entrar, pois li tantas notícias falsas na internet sobre a família da maçonaria, e que agora conheço isso não é verdade, tudo era notícia falsa, e quero usar esta oportunidade para agradecer muito à família da maçonaria, a todos os irmãos e irmãs desta família. Estou muito grato pelo apoio que todos vocês me dão, e por aqueles que pensavam que a família da maçonaria é má, que não conhece as regras e regulamentos desta família, por favor, pare de julgar o que você não conhece e pare de compartilhar notícias falsas, se você estiver interessado em se tornar um membro e aproveitar o benefício da família da maçonaria, entre em contato endereço oficial abaixo para mais informações.
ResponderExcluirWhatsApp; +31 687 329 133.
O endereço eletrônico; info.masonic.oregon@email.cz
O endereço eletrônico; info.masonic.oregon@gmail.com
Ou leia mais sobre nós no link da página do Facebook; https://web.facebook.com/infomasonicoregon.
Amei! irei usar esse projeto nesse bimestre
ResponderExcluirExcelente "PROJETO". Irei aplicar para os meus alunos, com certeza! 💯💯💯💯
ResponderExcluirAMEI O PROJETO! VOU USAR NA MINHA TURMA.
ResponderExcluirMuito inspirador e com uma riqueza de detalhes maravilhosa. Parabéns pelo lindo projeto!
ResponderExcluir