quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Projeto: Praticando a Gentileza na Sala de Aula


JUSTIFICATIVA:

O convívio social precisa ter sua base na família e ter sua continuidade na escola, a gentileza é algo que vem se perdendo no decorrer do dia a dia corrido das pessoas da nossa sociedade atualmente e isso está se estendendo às crianças em sala de aula, tornando-se comum a não prática da gentileza em nosso cotidiano escolar. Visando a amenização de tal problemática encontrada em sala de aula, este projeto visa o desenvolvimento de ações que demonstrem a gentileza ao próximo, tais como: a prática do desenvolvimento de afeto ao próximo, de escutar o outro com carinho e atenção, de dizer palavras que façam bem ao outro e praticar atitudes que tragam amorosidade.
A gentileza deve ser praticada em todos os espaços, e esta deve ser uma aprendizagem que precisa ser ensinada não somente no ambiente familiar, mas principalmente no ambiente escolar, pois a educação abrange o desenvolvimento afetivo-social também. É necessário que a gentileza seja praticada em todas as situações do nosso cotidiano, quer seja na rua, em casa, na escola, em um clube, etc., em todos esses lugares é possível aprender as relações de respeito e atenção com o outro, gerando vínculos saudáveis. Tal ação sendo desenvolvida na escola estender-se-á por toda a sociedade atingindo todos os grupos sociais existentes.

OBJETIVOS

*      GERAL
Aprender 20 formas de praticar a gentileza na sala de aula, entendendo que essa prática precisa ir além da sala de aula e da escola.

*      ESPECÍFICOS
·         Praticar a gentileza na sala de aula e estendê-la para além da sala e da escola.
·         Aprender a desenvolver competências gentis através das atividades realizadas no decorrer do projeto.
·         Refletir na gentileza como uma prática que beneficia não só o próximo, mas a si mesmo.
·         Compreender que as ações de ouvir, doar, agradecer, pedir, receber, perdoar, tocar, cumprimentar e alegrar estão ligadas a prática da gentileza em relação ao nosso próximo.
CONTEÚDOS

·         Conceituais: Conhecer a origem da gentileza e perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores, aprendendo 20 formas de praticá-la em nosso dia a dia.
·         Procedimentais: Confecção de murais, colagens, confecção de cartazes sobre o tema gentileza em sala de aula, confeccionar quadrinhos do bem, arrumar a sala de aula, exercitar os cumprimentos do dia a dia etc.
·         Atitudinais: Participação nas atividades propostas; respeito ao próximo e aos mais velhos, adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira, homenagear o próximo, ajudar o próximo, dividir o alimento, respeitar a família, desenvolver o hábito de elogiar, aprender a ouvir e praticar a solidariedade.

ABRANGÊNCIAS
  • Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Religioso.

METODOLOGIA
Levando-se em conta o grande interesse que as crianças nesta faixa etária apresentam por desenvolver sua criatividade e produzir matérias interessantes e que sejam do seu interesse, optamos por despertar e sensibilizar os alunos à prática da Gentileza em sala de aula através de atividades em grupo, individuais e em duplas para que haja uma socialização conjunta do conceito a ser desenvolvido sobre a Gentileza.
A realização e aplicação do projeto decorrerá da práticas das atividade proposta no mesmo sempre ao som de músicas infantis que ressaltem práticas da gentileza, seguindo a sequência da realização de cada atividade, onde os alunos verão não somente a teoria da Gentileza, mas também a prática, pois serão levados a praticá-la com o seu
coleguinha em sala de aula, por meio das atividades que serão em grupo, em duplas ou individuais, porém as individuais terão seu foco em alguém especial podendo ser da escola, da família ou alguém que os alunos admirem, no entanto nunca tiveram a oportunidade de se aproximar, e esta será uma grande oportunidade.
Depois de todas as atividades realizadas em sala de aula, encerraremos o nosso projeto com a atividade salada de frutas entre amigos, onde faremos um piquenique ao ar livre no ambiente da escola dando a oportunidade de mais um momento descontraído e de socialização entre os alunos, neste momento os alunos serão estimulados a compartilhar sobre qual a atividade que ele (ela) mais gostou de realizar durante o projeto e o que ele (ela) pode aprender sobre a gentileza em sala de aula.

ATIVIDADES PREVISTAS


   1.      Pesquisando Gentileza: Por meio de vários questionamentos, o educador estimula os educandos a pensar sobre a gentileza. Pode-se perguntar a eles sobre qual o significado de “gentileza” em uma palavra; quais são as atitudes gentis; o que é ser gentil com o outro; como fazer para ser gentil, e eles se consideram pessoas gentis, etc. depois desse diálogo, o educador explica-lhes que eles, agora, irão ser pesquisadores sobre a gentileza. Para isso, eles receberão um cartão com a seguinte pergunta: “O que é gentileza?” e deverão levá-lo para casa. No caminho, em casa, na rua, com os familiares e amigos eles irão fazer essa pergunta às pessoas e ouvir as respostas. No outro dia, o educador conduz uma conversa sobre o que os educandos conseguiram aprender por meio das respostas das pessoas pesquisadas.

2.      Hora de Cumprimentar: Seguindo a orientação do educador, cada educando, em sua vez, levanta e diz bom dia para a turma. Todos respondem à saudação, olhando para quem falou: “Bom-dia, (nome do educando)”. Outro educando faz o mesmo procedimento até toda a turma ter sido envolvida. Depois, o educador pergunta aos alunos o que eles sentiram ao ouvir seu nome durante a saudação coletiva e por que é importante falar “bom-dia” e cumprimentar sempre os colegas.

3.      Arrumando a sala: Os educandos são convidados a viver um desafio. Eles terão que tirar todos os objetos da sala (exceto os materiais muito pesados) e coloca-los fora da sala. Haverá regras principais: sempre terão de ajudar alguém e não poderão ficar sozinhos. Isto vale mesmo para os objetos que são leves. Depois que estiver tudo lá fora, o educador fará um círculo dentro da sala e perguntará aos educandos como foi realizar essa tarefa, quais problemas aconteceram e o que pode ser feito para melhorar. Agora, ele convida a todos para arrumarem a sala como estava antes. As mesmas regras devem ser mantidas. Ao final, o educador avalia os educandos novamente, com questionamentos, e fecha a atividade, anotando no quadro as palavras importantes que foram utilizadas no momento em que eles trabalharam juntos.
4.      Mais agradecer e Mais gostar: O educador prepara um envelope para cada educando, contendo o nome de um colega, em letras grandes, e um bombom. Entrega um envelope a eles e explica-lhes que, quando o abrirem, terão de ler o nome do educando (com a ajuda do educador), pegar algo que tem dentro e entregar para o educando cujo nome foi lido. É importante dizer a seguinte frase na hora da entrega: “Eu gosto muito de você, (nome do educando)”. O outro educando que recebe terá de falar: “Obrigado (a)”. Por fim, o primeiro educando responde: “De nada” e os dois se abraçam. O educando que recebeu o presente vai, agora, abrir o seu envelope, faz o mesmo procedimento com o outro e assim sucessivamente até terminar os participantes. É importante dialogar depois sobre o que mais se aprendeu nesta atividade, em uma conversa simples. Para terminar, o educador pede para que cada um faça um desenho em uma folha A4, que será um presente para alguém que vive com ele em casa. O educando terá de entregar o desenho e falar para as pessoas escolhidas: “Eu gosto muito de você, (nome da Pessoa)”. No outro dia, o educador deve perguntar como foi a entrega em casa para proporcionar alguma reflexão sobre o assunto.


5.      Jogo das Amizades: O educador divide a turma. As duplas formam duas filas, uma de frente para outra. O educador explica que, ao seu sinal, as duplas irão se encontrar e fazer de conta que são dois amigos que veem depois de muito tempo. Devem agir dessa forma duas vezes. Depois agem como se fossem dois aniversariantes que parabenizam alegremente um ao outro, duas vezes. Por fim, são dois amigos que se vão despedir e repete. Antes de se sentarem devem agradecer ao colega com um abraço. O educador pergunta à turma sobre o que mais se aprendeu com a atividade, que palavras foram ditas para o outro. O educador vai lembrando, junto à turma, os momentos marcantes e fazendo uma lista de termos gentis. Depois de ler a lista para a turma, questiona-a sobre a importância desses termos na convivência diária.
     6.      O doente e o ajudante: Divide-se a turma em duplas. Um educando da dupla será o número 1 e o outro, o número 2. O educador explica que o número 1 será o doente, e o número 2, a pessoa que vai ajudar o doente. Explica-lhes que, quando o sinal for dado eles irão se encontrar. O número 1 vai fazer de conta que está algo doendo e o número 2 vai se preocupar com ele e ajudá-lo, levando-o para o hospital. O educador separa um lugar na sala onde pode ser considerado o hospital. Ao chegar ao hospital, os educandos invertem os papéis, repetindo a atividade até que a turma toda participe. Ao final da atividade, dialogam sobre a importância de ajudar o próximo gerando questionamentos sobre o que cada um já ajudou e como foi.
7.      Jogos dos toques: Esta atividade é uma brincadeira com música. Com a turma em pé, o educador explica-lhes que ele vai colocar uma música e que os educandos terão de andar enquanto ela estiver tocando. Quando a música parar, eles terão de fazer algo que foi pedido pelo educador. A primeira tarefa é segurar nas duas mãos de um colega. Fazem isso duas vezes. Mudam para abraçar um colega de frente e repetem os movimentos. Depois, abraçam o colega de lado e, por fim, pega na mão dele, andam pela sala e repetem os gestos. Os educandos sentam-se e o educador questiona-os sobre o que foi difícil e o que foi fácil realizar e porque é importante aprender a tocar o próximo e viver com ele.
  8.      Painel Coletivo: Esta atividade é uma construção de um grande painel coletivo. O educador estende no chão um papel grande e explica à turma que cada um vai construir o painel com tintas e pincéis, seguindo a imaginação livre. Haverá quatro regras: escolher um lugar e começa a fazer o seu desenho; respeitar sempre o colega; e quem atrapalhar a atividade irá ser convidado e, apenas observar. O educador explica quais sãos materiais e as quantidades mínimas que cada um poderá pegar e deixá-los livres para a confecção. Esta atividade pode ser realizada com outros de tipos de materiais como cola papel, tesoura com ponta arredondada, elementos de reciclagem etc.; para serem usados pelos educandos da forma com quiserem no painel. É importante não interromper a atividade, pois tudo que vai acontecer mesmo parecendo caótico será um aprendizado, e o educador deve ficar atento à atividade anotando tudo. Ao final todos vão apreciar o que fizeram e deixar o trabalho exposto no ambiente educativo. Os educandos podem fazer uma reflexão sobre o que aconteceu de bom e de ruim, o que os deixou felizes ou tristes e podem argumentar sobre o que aprenderam com essa experiência.  
  9.      Cantinho da Família: Um dia antes da atividade, o educador solicita a cada um da turma que traga para a aula do dia seguinte duas fotos da família, algum objeto pequeno de casa e outro objeto pessoal. No dia da atividade, o educador pede para que cada um desenhe em um papel A4 uma imagem de sua casa e das pessoas que vivem dentro dela. Depois, explica-lhes que cada educando vai montar em cima de sua mesa um “cantinho da família” expondo as fotos e os objetos que trouxeram junto ao desenho, em uma arrumação do jeito que cada um queira dar. Os educando, à frente da sala, observa as arrumações. O educador esclarece que todos, agora, vão participar de uma visita a um local de exposição e que irão se deslocar para perto das cadeira e mesas, um de cada vez. Ao chegar ao local, o educando que fez o cantinho explica aos demais tudo que está exposto, podendo contar alguma história dos objetos. Todos estão livres para fazer alguma pergunta depois que o educando-expositor falar. Ao final, recolhe-se os materiais e pergunta-se ao educandos o que eles se sentiram realizados nesta atividade, qual a importância de viver em família, de que eles mais gostam na família e por quê.
    10.  Círculo do Elogiar: Toda a turma será dividida em grupo de quatro ou cinco educandos. Pede-se para que eles fiquem de mãos dadas em círculo e se enumerem de 1 a 4 (ou 5). Explica-se que cada um vai ter que ir ao centro do círculo ao sinal do educador e os outros vão elogiá-lo, falando bem da roupa, do seu jeito, das coisas boas que eles fazem, etc. cada um deve elogiar o outro com calma. O educando vai dizendo os números que deve ir ao meio dando os sinais de início e fim. Quando todos terminarem é importante refletir sobre a necessidade de falar bem do outro de ver coisas boas. O educador deve questionar se eles fazem isso no cotidiano. Para finalizar, o educador orienta-os a escolher um pessoa que viva na casa deles. A seguir, deve elogiá-la e, no dia seguinte contar para a turma como foi a experiência.
   11.  Entrega de flor: O educador vai levar para sala várias flores, que serão dadas uma a cada educando. A seguir, explica-lhes que eles irão doar essa flor a uma pessoa, mas o educador só falará quem é depois que os educandos fizerem um cartão muito bonito. Dessa forma, são disponibilizado os matérias para eles construírem um cartão com papel A4, quando todos terminarem, o educador explica-lhes que eles levarão a flor e o cartão para casa e deverão entrega-los a uma pessoa completamente desconhecida. Pode ser alguém na rua, na vizinhança, etc. Na hora de entregar terão de falar: “Este presente é pra você. Seja muito feliz”. O educador deve deixar bem claro qual foi o acordo firmado e o que eles deverão cumprir no outro dia, todos conversam sobre como foi a entrega, quais foram as reações das pessoas e como eles se sentiram fazendo isso.
   12.  Túnel Festivo: Pede-se à turma para criar um túnel, com educandos de um lado e do outro no pátio da escola, o educador explica que cada um irá passar pelo túnel e, nesse momento, todos deverão se transformar em uma grande torcida para o educando que se encontra no túnel, como se este fosse o campeão poderão bater palmas, gritar o nome dele, parabenizar, elogiar, sempre com palavras ou com ações que o façam feliz. A regra é: não pode tocar no educando que está passando. Solicita-se a cada educando que, em sua vez passe bem devagar pelo meio do túnel, sem desistir e, apenas, ouvindo os colegas. O educador segue chamando cada um, até todos terminarem a passagem. Ao final, o educador questiona-os sobre qual a sensação de passar no meio, de ouvir seu nome, etc.; e quais as dificuldades e as conquistas do grupo em fazer esta atividade. É importante destacar a valorização do outro com suas diferenças e particularidades.
   13.  Montanha coletiva: Cada educando receberá uma um cubo na forma planificada feito de cartolina, em cada parte do cubo os educando terão que desenhar algo que represente uma ação de gentileza, ao término dos desenhos, os mesmos irão colorir seu desenho realizado. Após todos terem concluído seus desenhos, os alunos serão incentivados a montarem seu cubo colocando-os na forma sólida, em seguida os alunos montarão a frente da turma uma montanha com os cubinhos representando diversas ações da gentileza, a montanha coletiva dessas ações ficará exposta na sala de aula até o término e conclusão do projeto.
  14.  Cartazes da Gentileza: Nesta atividade os educandos irão trabalhar com a confecção de cartazes. A ideia é que seja produzida 8 cartazes com cartolinas, cada uma com as seguintes frases: Por favor, Desculpe-me; Muito obrigado(a); Bom Dia; Boa Tarde; Boa Noite; Com sua licença e Eu Te Amo. Os cartazes serão confeccionados na sala de aula e, depois, os educandos colocarão em exposição na sala de aula, além disso, esta atividade deverá ser feita em duplas e a aprendizagem da mesma sobre a frase deverá ser compartilhada com todos da turma, explicando aos colegas em que situação essa frases são utilizadas para praticar a gentileza.
   15.  Desenho em duplas: O educador divide a turma em duplas e explica-lhes que eles farão um desenho conjuntamente. Para isso, são distribuídos os materiais para o desenho e a regra vai ser um faz e o outro completa.  O educador explica que cada vez que ele der o sinal, o que está fazendo o desenho para e o outro continua. É importante ficar muito atento ao que o outro está fazendo e construir algo que seja sempre uma complementação. O tema é livre e para decidir quem vai começar será feito um sorteio entre os dois. Inicia-se o trabalho e, em um intervalo de um minuto o educador vai dando o sinal para trocarem. Passando um tempo, quando o educando perceber que estão finalizando, ele solicita-lhes que encerrem o desenho e coloque o nome dos dois na parte debaixo da folha. Cada dupla mostra e explica seu desenho para o grupo. O educador vai perguntando-lhes sobre as dificuldades de se trabalhar com o outro, e o que foi mais interessante, como foi esperar completar e o que eles aprenderam com esta atividade.
   16.  Vai um abraço: Os educandos ganharão dez pequenas fichas e eles deverão desenhar nelas ou enfeitá-las de qualquer forma, e escrever a frase: “Vale apena um abraço”. O educador explica que essa ficha vai ser um vale algo que vai ser trocado com um abraço, ou seja, vai ser entregue para uma pessoa e esta vai receber um abraço. Quando entregar à pessoa, pede-se para que ela repasse o vale para outra. Exercita-se isso na sala de aula, com cada um entregando uma ficha ao outro, após o sinal do educador. Das dez fichas três eles devem passar na instituição e a outras sete, devem levar para casa e usá-las com diversas pessoas. No dia seguinte, o educador pergunta a todos como foi a atividade, a reação das pessoas e  qual a importância e a necessidade de se abraçar o outro.
    17.  Depoimento na TV: O educador pergunta se os alunos da turma gostam de ouvir as pessoas falando que gostam deles e o que mais gostam de ouvir. Então, os alunos vão lembrando o que os pais, irmãos, avós falam para eles. Com as respostas dadas, o educador pede a cada um que escolha uma pessoa da família a qual gostaria de dar um depoimento agradável e amoroso. Ele vai perguntando a cada um qual foi à escolha e por que. Depois, explica que eles farão esse depoimento em uma TV e que será transmitido para todas as casas. Após a euforia o educador explica que vai chamar a equipe de TV. Sai da sala e traz uma TV de papelão que tem um furo no meio para que eles coloquem o rosto. O educador explica que cada um vai fazer de conta que está dando um depoimento para as pessoas escolhidas e terá de ficar dentro da TV e falar. Vai sorteando os educando e cada um vai para o loca e dá seu depoimento. É importante o educador valorizar o momento de cada um e a escuta de todos, estimulando-os para que fale o máximo possível. Após todos terem participado, devem conversar sobre a experiência de dá um depoimento e como é importante se declarar para uma pessoa amada. O educador faz um contrato com eles para que, quando voltarem para casa, escolha um momento e repita esse depoimento para o familiar escolhido.
   18.  Fio do Amor: o educador inicia a atividade conversando com a turma sobre a saudade e o que é este sentimento. Ele vai perguntando sobre alguma pessoa de quem os educandos sentem saudade; com é ficar distante das pessoas; como se mantém o vínculo.  O educador explica que todos vão fazer de conta que o vínculo que existe entre duas pessoas, mesmo distante, é um fio de amor que as ligam. Pede para que eles escolham uma pessoa distante que eles sintam saudade. Com isso, distribuem para todos um pedaço de barbante de um metro e explica que eles vão colar no fio do amor, palavras, desenhos, frases, etc., que mostram ou o vínculo que tem por essa pessoa distante. Para isso o educador disponibiliza materiais de desenho, tesouras, cola, etc.  Vai de um em um explicando melhor a atividade e dando as coordenadas para eles colarem a produção no fio do amor. Ao final, cada um vai mostrar seu fio explicando o que colaram nele. Após essa apresentação, o educador sobre o que é agora o fio de amor, a importância de valorizar a saudade e cuidar com carinho das pessoas, mesmo distantes. É importante deixar exposto do amor na sala, por alguns dias, para eles pensarem mais no assunto.
    19.  Salada de frutas entre amigos: Um dia antes dessa atividade deverá ser pedido a cada educando elementos da receita de uma sala de frutas, tais como: creme de leite, leite condensado, mamão, laranja, uva etc. Nesta atividade os alunos serão convidados a praticarem a receita em sala de aula sendo mediada pelo (a) educador (a). Após a realização da receita de forma coletiva, os educandos serão levados para um círculo fora da sala de aula (o círculo será feito sobre um toalha estendida sobre o pátio da escola simulando um pequeno piquenique) para a degustação da salada de frutas produzida pelos próprios educandos, durante a degustação, os mesmos terão a oportunidade de conversar um pouco sobre suas experiências e aprendizagens aprendida por meio da aplicação do projeto sobre a prática da gentileza em sala de aula.
  20.  Fotos da Gentileza: Esta atividade será realizada após dois dias do término da realização do projeto, pois será necessário a revelação de algumas fotos dos momentos que foram marcantes durante a realização das atividades. O educador deverá ter as fotos em mãos para que elas sejam dividas entre os alunos, cada aluno criará uma legenda para a foto que recebeu, relembrando os melhores momentos do projeto aplicado. Após a criação das legendas de todas as fotos entregues aos alunos, educador (a) e educando construirão um belíssimo mural para a exposição dos melhores momentos do projeto. Essa atividade despertará nos alunos o espírito de cooperatividade e satisfação pelas atividades que eles praticaram e as novas aprendizagens que eles aprenderam para prática de sua vida enquanto aluno, filho, amigo, enquanto cidadão.

  
RECURSOS

Recursos Materiais:
  • Caixinha de som;
  • Músicas infantis;
  • 17 Cartões com o questionamento: “O que é gentileza? ;
  • 2 folhas de papel 40 quilos (painel coletivo);
  • Tintas guache;
  • Pincéis hidro cor;
  • Fotos da família;
  • Objeto pessoais que lembrem a família;
  • 17 flores;
  • 1 pacote de papel A4;
  • 17 Cubos na forma planificada feitos de cartolina;
  • 8 cartolinas;
  • 1 caixa de papelão (para confecção da TV);
  • Tesouras;
  • 2 Tubos de cola;
  • 10 metros de barbante ou lã;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 leite condensado;
  •  Frutas (mamões, laranjas, uvas, maçãs, banana etc.;
  • 1 toalha grande (para ser estendida no chão para o piquenique);
  • 5 Bastões de cola quente finos;
  • 1 pistola de cola quente.
Recursos Humanos
  • Estudantes;
  • Professores;
  • Coordenadora Pedagógica;
  • Orientadora Educacional;
  • Coordenadora de Disciplina:
  • Diretor Escolar;
  • Monitores;
  • Porteiro;
  • Tesoureiro;
  • Equipe dos funcionários de limpeza.

AVALIAÇÃO
A Avaliação será feita através da observação participativa, bem como os debates em sala de aula sobre as ações de gentileza praticadas no dia a dia desenvolvidas a partir do projeto. Toda a avaliação será processual de acordo com o andamento e cumprimento das atividades propostas no projeto, observando e analisando a produção e participação dos alunos no andamento da produção dos recursos que serão utilizados na culminância de cada atividade referente à prática da Gentileza na sala de aula.

REFERÊNCIAS

Wendell, Ney. Praticando a Gentileza em sala de aula. Prazer de ler: Acreditando no futuro de Brasil. Recife-PE. 2012.



8 comentários:

  1. Parabéns, seu projeto é lindo e importante, vou usar. Obrigada!

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  2. Muito lindooo seu projeto usarei..

    Parabéns!!

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  3. Ótimo projeto. Utilizarei como base para ações do Programa Saúde na Escola - Tema Promoção à Cultura da Paz.

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  4. Olá a todos, estou aqui para testemunhar, de como me tornei rica e famosa modelo de sucesso no mundo, venho passando por dificuldades há anos, desde que perdi meus pais, não pude prosseguir com minha carreira devido à solução financeira então, até cinco meses atrás, eu me referia a um amigo que me apresentou à família da maçonaria, a princípio tive medo de entrar, pois li tantas notícias falsas na internet sobre a família da maçonaria, e que agora conheço isso não é verdade, tudo era notícia falsa, e quero usar esta oportunidade para agradecer muito à família da maçonaria, a todos os irmãos e irmãs desta família. Estou muito grato pelo apoio que todos vocês me dão, e por aqueles que pensavam que a família da maçonaria é má, que não conhece as regras e regulamentos desta família, por favor, pare de julgar o que você não conhece e pare de compartilhar notícias falsas, se você estiver interessado em se tornar um membro e aproveitar o benefício da família da maçonaria, entre em contato endereço oficial abaixo para mais informações.

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  5. Amei! irei usar esse projeto nesse bimestre

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  6. Excelente "PROJETO". Irei aplicar para os meus alunos, com certeza! 💯💯💯💯

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